R$ 52.00

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!

 

Título: PRIMEIRA PESSOA
Autor: Ricardo Selbach

ISBN: 978-65-85432-25-2
  
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 156
Gênero: Poesia
Publicação: Invencionática, 2025

No início deste belo livro, Ricardo já nos apresenta o seu Eu, em suas várias facetas: menino, adulto, ancião, convidando-nos a conhecê-lo para além das palavras, em seus silêncios pontuados de profundidade. Os silêncios são entes amados por este poeta profundo e visceral: Procuro a poesia do silêncio, nos confidencia.
Quando menos esperamos, lá está seu Eu-menino lembrando dos afetos da infância, alegrias, tristezas, lugares, pessoas que marcaram seu Eu-profundo para, em seguida, dar lugar ao ancião, que nos presenteia com sua sabedoria e sua luz. Em outros momentos, aparece o adulto maduro, mas ainda um pouco jovem, que retrata a vida cotidiana, porém de maneira sensível e apaixonada. Esses três personagens ou arquétipos vivem juntos e se fazem presentes ao longo de sua obra poética, muitas vezes, entrelaçando-se.
Esse homem velho e menino / Olha-se fundo nos olhos
No decorrer do livro, o autor nos fala de um amor que pulsa em todo o seu ser e que exala pelos poros da alma e do corpo. O amor do poeta derrama-se por todo o livro, presente e vibrante.
Casa / Bolha / Nicho / E esse tanto de amor
Para além do amor, a poesia de Ricardo navega em idas e vindas pelo tempo cronológico e, também, subjetivo, onde o que passou mistura-se ao aqui-agora. Juntos, atravessamos o tempo através de seus versos.
Pra todo o tempo de agora... / O tempo do para sempre...
Ao nos confessar sobre o quanto a poesia é necessária em sua vida, o autor nos mostra sua arte e alquimia com as palavras, assim como, o amor que nutre por elas. Estas brotam de sua alma com facilidade e fluidez, porém transpassadas por densos e profundos silêncios que as tornam ainda mais belas e introspectivas.
Meu poema são minhas asas / E minha âncora
Ler Ricardo Selbach é mergulhar em águas poéticas e profundas. Algumas vezes, doces; outras vezes, salgadas. Porém sempre leves e prazerosas.
Aproveitem o mergulho!

Adriane Gonzalez

Sobre o autor
Ricardo Bazán Selbach é Psicólogo, com foco na clínica individual no referencial Junguiano. Seus primeiros passos na poesia se deram na companhia das letras de canções da Música Popular Brasileira, com as quais criou bastante intimidade já na infância. A partir disso construiu suas referências poéticas e literárias, que se tornaram, também, referências de vida. Desde setembro de 2023 faz parte do Projeto Voz Base ao lado de Luís Valério, seu gestor, que incentiva a escuta atenta da poesia e das letras poéticas de canções através de eventos artístico/literários periódicos. Esse projeto de exercício continuado do canto e da produção poética vem sendo ponto de partida e chegada de sua poética. Recentemente tem publicado seus poemas diariamente no Facebook, mas este é o seu primeiro livro de poemas: o grande sonho da palavra impressa.