R$ 35,00

Título: O MISTÉRIO DA CASA DOS VELHOS
Autor: Hipólito Machado

ISBN : 978-85-94187-91-8
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 114
Gênero: Romance
Publicação: Class, 2020

Com o lançamento de O mistério da casa dos velhos, os aficionados do gênero policial têm uma pérola na mão. Já anteriormente premiado com a reedição de Os ladrões de Val de Buia, o leitor poderá agora conhecer uma obra inédita de Hipólito Machado, um gaúcho de Santa Maria, nascido em 1896.
Antes de tudo, é preciso lembrar que Hipólito viveu em uma época em que era algo muito raro um autor brasileiro publicar um livro. Se hoje ainda é difícil fazer uma obra chegar aos seus leitores, imagine-se como eram as dificuldades impostas a um escritor da primeira metade do século XX, em uma localidade do interior gaúcho, quando a literatura consumida no país vinha praticamente toda do estrangeiro.
Contemporâneo de Conan Doyle e leitor de Allan Poe, Hipólito Machado não esconde a influência desses dois ícones do gênero. Impossível não lembrar de Sherlock Holmes quando Ipepo Quieda sai pelos arrabaldes de Santa Maria, comparando torrões de terra para seguir o rastro de um crime; ou de monsieur Dupin, em momentos de recolhimento e reflexão, com seu raciocínio lógicos e conclusões brilhantes que humilham seus colegas de polícia.
O mistério da casa dos velhos é uma leitura agradável, que desperta curiosidade até a última página. Mas deve ser lido dentro de um contexto bem definido. Sua narrativa às vezes caudalosa e o vocabulário estranho, com algumas palavras que hoje ganharam outro significado, como “entrevista” para encontros amorosos, por exemplo, exigem uma leitura com a clareza de que se trata de um texto com estilo e características de seu tempo.
Por isso, por se arriscar em um terreno que até hoje sofre preconceitos, em um período em que era praticamente impossível escrever e publicar no Brasil, Hipólito Machado deve ser visto como um pioneiro. É justo ser reverenciado não apenas pelos aficionados do gênero, mas também por quem pesquisa a gênese da literatura brasileira, com especial atenção para autores que desafiaram a lógica do espaço e do tempo em que viveram.

Tailor Diniz
Escritor e roteirista

Sobre o autor:
José Hipólito Flores Machado nasceu em Santa Maria, em 11 de junho de 1896, filho de José Pereira Machado e Hortência Flores Machado. Trabalhou no Banco da Província desde 1921, passando por Uruguaiana, em 1940, e Porto Alegre, em 1949.
Publicou Flagelos Sociais, em 1926, com o pseudônimo de Ipepo Kieda, que revelou depois ser um criptônimo que significava Hipólito Machado. Em 1931, de férias em Silveira Martins, escreveu O mistério da casa dos velhos, que agora deixa de ser inédito.
Casado com Cândida Aurora Ribeiro Machado, teve os filhos Selene, Alceste, Aglaé, Alcione, José Carlos, Jorá e Luiz Fernando.
Morreu em 17 de janeiro de 1982, em Porto Alegre.