Indisponível

 

Título: Habito um país distante
Autor: Julio Moncada

Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 128
Gênero: Poesia
Publicação:

Antologia Bilíngue Espanhol/Português

Habito um país distante é o primeiro lançamento do poeta chileno Julio Moncada no Brasil. O volume, publicado pela Editora Artes & Ecos, é uma antologia bilíngue espanhol-português. A organização do livro e a escolha dos poemas foi realizada por Ricardo Silvestrin e Lota Moncada, filha do poeta. A tradução é, também, autoria de Lota Moncada.

Em 1948, o poeta Pablo Neruda, perseguido pelo governo do presidente chileno Gabriel González Videla, lançou a Antología Popular de la Resistencia. Neruda escreveu todos os poemas do livro, mas assinou apenas alguns com seu nome. O restante atribuiu ao poeta chileno Julio Moncada, seu companheiro de geração, ao cubano Nicolás Guillén e a cinco escritores que ele inventou e os fez passar por verdadeiros.
Moncada e Neruda também fizeram parte da Alianza de Intelectuales para la Defensa de la Cultura, junto a uma geração de artistas ativistas. No governo do presidente Salvador Allende, Julio Moncada foi nomeado Agregado Cultural na Embaixada de Montevidéu.
Com o golpe militar no Chile, renunciou ao seu cargo e partiu para o exílio, primeiro em Buenos Aires e, mais tarde, em Paris, onde faleceu em 1983.