R$ 35,00 frete grátis

Título: ESSÊNCIAS E GEOGRAFIAS
Autor: Berenice Sica Lamas

Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 176
Gênero: Conto
Publicação: Casa Verde, 2017

"Este livro constitui-se de uma penca de crônicas, com a marca da subjetividade, reflexão e visão de mundo. Fragmentos de histórias e contações de minha vida, viagens, deambulações por aí. A memória em movimento. Minha voz no mundo. Perpassa muito pela experiência italiana, está encharcado de Itália.

***

Sob o signo da viagem, as crônicas são libertas, dispensam datas, obscurecem a cronologia, pois que todos os tempos se tornam um agora, condensado no tempo da escrita e no instante da leitura. O presente, impulsionado pelo passado, compõe um futuro expandido, que se adensa pela circulação dos tempos. Por meio de um olhar poético, os tempos refletidos contracenam com a exatidão dos fatos e extrapolam dos limites das horas. Instauram um agora destinado a perdurar.
­­Ao atender às demandas do seu eu profundo, Berenice vai ao encontro da vida e da arte, que se entretêm num processo recíproco e contínuo de sedução e espelhamento. Tudo flui nas crônicas. Os diferentes temas dialogam entre si pelo modo peculiar das narrativas, fartas de detalhes inesperados que as tornam ágeis, leves, oportunas. Assim, sob o olhar da cronista, dança, poesia, música, cinema, romance, pintura, escultura, arquitetura e teatro são associados a espaços, cidades, histórias, coisas, pessoas e culturas, modos de ser. Tudo sob um olhar atento e pela memória generosa que vê, vive, lembra, viaja outra vez.

Maria do Carmo Campos


Berenice Sica Lamas, natural de Pelotas (RS), é escritora e psicóloga. Publicou mais de quarenta livros, incluindo poesia, ficção, ensaios e participações em antologias. Viveu na Itália, onde fez traduções e integrou laboratórios de escritura e do Gruppo’ 98 di Poesia. Pela Casa Verde, também lançou Ampulheta (2007, haikais).