R$ 35,00

 

Título: DELEUZE: ÉTICA E IMANÊNCIA
Autor: Charles Borges

Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 196
Gênero: Filosofia, ética
Publicação: Class, 2017

O texto que o/a leitor/a tem em mãos consiste na articulação do percurso pelo qual se pode extrair uma Ética Ontológica, ou melhor, uma verdadeira Etologia a partir da obra de Gilles Deleuze.
Como bem explicitado no prefácio à presente obra, “o Autor busca operar uma verdadeira passagem da ética à normatividade sem recorrer a princípios transcendentes ou primordiais, contentando-se com a construção de princípios postulados pelo ‘empirismo transcendental’ deleuzeano. A meticulosa leitura de textos de Deleuze oferecida por Charles Borges revisita também autores clássicos e modernos, tais como Espinosa, Leibniz, Hume, Kant e Nietzsche, radicalizando a concepção de imanência e reformulando a moral em termos genealógicogenéticos. De acordo com o Autor, tal ética imanente consistirá, portanto, não mais em ‘buscar o fundamento da razão em algum princípio transcendente, mas, ao contrário, demonstrará que é a própria razão que engendra, a partir de si, os valores que informam ou que servem de pressuposto para o conhecimento.’”

 

Charles Borges nasceu em março de 1975 na cidade de Pelotas, RS. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. O autor dedica-se à pesquisa em Filosofia, com ênfase em Ontologia, Ética e Filosofia Política e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurofilosofia, Brain Theory, Cognição Corporificada e Teoria dos Afetos. Tem ensaios e artigos publicados em várias revistas especializadas.