R$ 25,00


 

 

ERAM DUAS VEZES - histórias da vovó
Vera Ione Molina,
ilustrações Yuji Schmidt

Vera Ione Molina está voltando para a literatura infantil, onde tudo começou. Seus primeiros livros publicados em 1983 e 1984 foram “O Melhor Presente de Natal” e “Cococa”, boa de goela; este último finalista do Concurso Nacional de Literatura Infanto-juvenil João de Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 1983.
Depois dedicou-se aos contos, às novelas, sempre com a sensação de que tinha muitas histórias boas para contar para crianças. Mas as crianças, seus dois filhos Bolívar e Lauro Carvalho, tinham crescido e ela guardou os textos não publicados por trinta anos. Por isso o subtítulo “Histórias da Vovó”.
Foi revisar seus textos e descobriu que tinha que realizar algumas adaptações, pois o mundo mudou muito nessas três décadas. Uma das mudanças foi a maior presença dos avós na vida dos netos e são eles que mais contam histórias.
Este livro é composto por três contos. Dois deles têm o Litoral do Rio Grande do Sul ou qualquer outro como espaço e o terceiro se passa em uma cidade indefinida. Este último, intitulado “Digo e o rebanho de ovelhas negras” é o texto vencedor de um Concurso Estadual de Literatura Infantil promovido pelo CPERS-Sindicato em 1989.

O jovem ilustrador do livro, Yuji Schmidt sempre rodeado por pinturas, filmes e quadrinhos, seu sonho de criança, diferente de outros meninos, nunca foi se tornar aquele herói da tevê, mas sim conseguir desenhá-lo com perfeição.
Essa vontade foi então levando o artista a criar seus próprios heróis, esconderijos e histórias. Com 13 anos, ilustrou seu primeiro livro infantil para o escritor (e seu professor na época) Caio Riter e, desde então, nunca mais parou.
Hoje desenha de todas as formas e em todos os lugares possíveis, criando ilustrações para propagandas, games, camisetas, pinturas e paredes maiores do que eu mesmo, livros como este e o que mais vier pela frente, colorindo assim o seu universo e (quem sabe?), colorindo um pouco o dos leitores.